sábado, 26 de abril de 2014

Texto para leitura: Tráfico humano

                                                              Tráfico humano
             O tráfico humano remonta desde a história da colonização do Brasil com o chamado tráfico negreiro onde os portugueses passaram a usar os negros como escravos. Ao longo dos tempos, transformações foram ocorrendo e a prática deste tipo de tráfico foi atingindo dimensões maiores envolvendo pessoas de todos os níveis, independentes de cor, raça ou condição social.
             A geração tem se tornado cada vez mais vulnerável aos traficantes que tentam tirar proveito da situação enganando pessoas inocentes, mas que esperam um dia terem melhores condições de vida e é a partir daí que começa o dilema do tráfico. Vítimas de uma sociedade capitalista/consumista, estas pessoas lutam e acreditam em determinados momentos, que a chance chegou e não deve ser desperdiçada. Porém, o que não sabem é que falsos empresários ou pessoas sem boa índole vivem no mundo a explorar sentimentos alheios com crueldade e sem nenhum pudor destruindo valores na sociedade.
             Fortunas são oferecidas as mulheres em troca de um trabalho digno que na verdade, ao deparar-se com a realidade, são forçadas a vender o corpo sobre tortura ou até mesmo ameaça de morte. Crianças são sequestradas para serem vendidas ao exterior ou ao próprio Brasil, outras, assim como também adultos, são mortas para terem seus órgãos traficados no mercado da marginalização que prolifera como dominador e líder em corrupção.   
             Assim, a humanidade tem sido vítima nas mãos dos que comercializam com o tráfico e que para eles essa ilegalidade rende-lhes o que chamam de lucro. No entanto, as vítimas lesadas passam por uma série de consequências graves, ao ponto de se tornarem incapazes de continuar vivendo dignamente, quando sobrevivem, uma vez que, tendo seus princípios abalados pela brutalidade, podem até não mais voltarem às condições normais de uma vida tranquila devido às marcas de traumas instaladas no corpo e na mente.
             Mas não podemos esquecer também que se por um lado o tráfico humano é organizado por pessoas inescrupulosas, por outro também há pais que num gesto desumano negociam os próprios filhos em troca de dinheiro. Estes, juntos aos demais, poderiam ser punidos na forma da lei e assim pagarem pelas atrocidades cometidas.
              Esta forma estarrecedora de usar o ser humano como um objeto de mercado tem causado sofrimentos aos que são enganados ou sequestrados, assim como também aos familiares que muitas vezes perdem seus entes queridos para o mundo da criminalidade. Diante desta situação, procurando-se uma maneira de amenizar este ato selvagem que se acentua cada vez mais no Brasil, cabe a nação mobilizar-se em prol da cidadania e exigir das autoridades que façam valer de verdade os direitos humanos.


SILVA, Manoel Joaquim da.

Nenhum comentário:

Postar um comentário