domingo, 18 de março de 2012

Sobre vestibular - Programa de Língua Portuguesa

Prezados alunos
Postei o programa do vestibular tradicional e seriado da UPE para o ano de 2013 e também o de 2012 para que vocês possam fazer uma comparação, verificando as alterações. Reorganizem os horários de estudo, aprofudem suas pesquisas, não esqueçam os fichamentos, leiam os clássicos, façam resumos, vejam os filmes sugeridos...
O sucesso de cada um depende do desejo de querer! Nas aulas temos muito o que discutir, não podemos perder tempo.

Vestibular - UPE/2013 - Programa de Língua Portuguesa

VESTIBULAR SERIADO – UPE/2013
PROGRAMA SSA 2013 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
SSA – 1ª Série/2013
1. Leitura, compreensão e interpretação de elementos do texto: análise de textos jornalísticos, de teor informativo e/ou de divulgação científica, e de anúncios publicitários, buscando identificar: 1.1 propriedades específicas dos seus modos de organização; 1.2 conteúdo global e atribuição coerente de título, de divisão paragráfica de um texto e de outras normas gráficas de apresentação; 1.3 estratégias de manutenção da unidade temática do texto e de sua progressão; 1.4 relação entre informações do texto e conhecimentos prévios; 1.5 identificação das palavras e ideias-chave do texto; 1.6 recursos lexicais e gramaticais da coesão do texto; 1.7 elementos da continuidade referencial do texto: emprego de substantivos e determinantes, de pronomes e expressões de valor temporal ou espacial; 1.8 aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia, antonímia, hiperonímia, partonímia, campo semântico); 1.9 identificação dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é construído (elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos verbais); 1.10 reconhecimento da organização da macroestrutura semântica e das relações lógico-semânticas de articulação, como: adição, explicação, conclusão, oposição, restrição, temporalidade, finalidade, comparação, alternância, concessão etc.
2. Aspectos gramaticais e construção do texto - 2.1 Emprego de verbos (regulares e irregulares): efeitos de sentido provocados pelo uso dos diferentes tempos e modos verbais; 2.2 Usos da língua culta: normas da concordância e da regência verbal; 2.3 O emprego do sinal indicativo da crase; 2.4 Efeitos dos sinais de pontuação; 2.5 Convenções ortográficas.
3. Análise linguística e reflexão sobre a língua - 3.1 Introdução às noções de norma e de variação linguística: variação linguística em decorrência de contextos regionais e sociais; marcas dos vários níveis de linguagem (do mais formal ao mais informal), nas modalidades oral e escrita da língua; o preconceito linguístico.
Literatura Brasileira
1. O texto literário. 1.1 - conceitos; especificidades, características e funcionalidade. 1.2. estilo individual, estilo de época, texto e contexto social e histórico.
2. Funções da linguagem. 2.1 – as funções da linguagem no estudo do texto literário e não-literário. 2.2 – conotação e denotação na análise de texto literário e não-literário.
3. Gêneros literários. 3.1 – lírico, épico, narrativo (conto, crônica, romance e novela) e dramático. 3.2 – Aspectos constitutivos dos gêneros literários.
4. A plussignificação da linguagem literária. 4.1 – Intertextualidade e Interdiscursividade. 4.2 – Paródia e paráfrase.
5. Estudo da gênese da literatura brasileira. 5.1 – a influência da literatura portuguesa na formação da literatura brasileira: da era medieval ao classicismo de Camões. 5.2 - A informação e a missão - a literatura de viagens e a de catequese.
6. O Quinhentismo. 6.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária do Brasil colonial. 6.2 – A Carta de Caminha e Crônicas dos Viajantes.
7. O Seiscentismo. 7.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária da época seiscentista. 7.2 - a poesia de Gregório de Matos, os Sermões de Padre Antônio Vieira.
8. O Setecentismo. 8.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária do período setecentista. 8.2 - O arcadismo mineiro - o épico, o lírico e o satírico. Cláudio Manoel da Costa. Tomás Antônio Gonzaga – José Basílio da Gama.

Obras Literárias para o 1º Ano do Ensino Médio.
(As obras indicadas estão destacadas com a cor azul)
1. GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. São Paulo: Martin Claret, 2007.
2. LISPECTOR, Clarice. Laços de Família. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011.
3. MATOS, Gregório de. Antologia. Porto Alegre: L&PM Editores, 1999.
4. OLIVIERI, Antonio Carlo e VILLA, Marco Antonio (Org.). Cronistas do Descobrimento. Série Bom Livro. São Paulo: Editora Ática, 1999.
5. TORERO, José Roberto e PIMENTA, Marcus Aurelius. Terra Papagalli. Rio de Janeiro, 2010.
6. VICENTE, Gil. Auto da Barca do Inferno. São Paulo: Martin Claret, 2010.

Sugestão de Filmes para o 1º Ano do Ensino Médio
Título no Brasil: Carlota Joaquina, Princesa do Brasil Título Original: Carlota Joaquina - Princesa do Brasil País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 1995 Estúdio/Distribuidora.: Europa Filmes Direção: Carla Camurati

Título no Brasil: O Nome da Rosa Título Original: Der Name Der Rose País de Origem: França / Itália / Alemanha Gênero: Suspense Tempo de Duração: 131 minutos Ano de Lançamento: 1986 Estúdio/Distribuidora: Warner Home Video Direção: Jean-Jacques Annaud

Título no Brasil: Caramuru - A Invenção do Brasil Título Original: Caramuru - A Invenção do Brasil País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Classificação etária: 12 anos Tempo de Duração: 85 minutos Ano de Lançamento: 2001 Estúdio/Distrib.: Sony Pictures Direção: Guel Arraes

Título no Brasil: Narradores de Javé Título Original: Narradores de Javé País de Origem: Brasil / França Gênero: Drama Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 2003 Direção: Eliane Caffé

SSA – 2ª Série/2013
1- Leitura, compreensão e interpretação de elementos do texto: análise de textos narrativos, de diferentes gêneros e esferas discursivas, como, por exemplo, notícia, crônica, conto, história, canção, fábula, piada, lenda, etc., buscando identificar: 1.1 Propriedades específicas dos elementos de organização narrativa; 1.2 Relações entre diferentes tipos de linguagem e seus respectivos recursos expressivos; 1.3 Propósitos comunicativos do texto; 1.4 Papéis sociais dos interlocutores e sua repercussão na construção do texto; 1.5 Relações do texto com seu contexto espaço-temporal e cultural de produção e circulação; 1.6 Relações do texto com outros textos (intertextualidade); 1.7 Informações explícitas e implícitas veiculadas no texto e produção de inferências; 1.8 Efeitos de ênfase, contraste, ironia, atenuação, gradação, dúvida, humor, etc., obtidos por meio de certos recursos lexicais e gramaticais; 1.9 Procedimentos de coesão por substituição gramatical e lexical; 1.10 Relações coesivas e semânticas entre palavras, orações, períodos ou parágrafos, promovidas por conectivos ou sequenciadores.
2. Aspectos relativos à construção do textos: 2.1 Interpretação de imagens, gráficos, tabelas, mapas, entre outros gêneros que se organizam em torno de recursos multimodais. 2.2 Efeitos de sentido (surpresa, dúvida, ênfase, contraste, adesão, discordância, ironia, humor), provocados pelo uso de certas palavras e expressões ou de recursos gráficos como uso de parênteses, aspas, travessões, tipos de letras; 2.3 Efeitos de sentido provocados pelo emprego da linguagem figurada (metáforas, metonímias, entre outras); 2.4 Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos.
3. Análise linguística e reflexão sobre a língua: 3.1 Normas da concordância e da regência verbal; 3.2 Colocação das palavras, com destaque para a produção de sentidos em decorrência da posição da palavra no enunciado; 3.3 Emprego do sinal indicador da crase; 3.4 Emprego da pontuação.

Literatura Brasileira SSA 2
1. O Romantismo. 1.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária do período romântico brasileiro. 1.2 – as fases da poesia romântica: nacionalista, ultrarromântica e social. 1.3 – a prosa romântica: indianista e urbana. 1.3 – A literatura de transição de Manoel Antonio de Almeida. 1.4 – o estudo das principais obras dos seguintes autores: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar e Manuel Antonio de Almeida.
2. O Realismo. 2.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária do período realista do Brasil. 2.2 – a relação entre o paradigma racionalista e a construção da estética realista e naturalista do Brasil. 2.3 - prosa  as idiossincrasias da literatura de Machado de Assis e de Aluísio Azevedo. 2.4 – poesia parnaso-simbolista: o esteticismo de Olavo Bilac entre o sensualismo e o perfeccionismo do verso, e Cruz e Souza entre o misticismo e a revolta contra o preconceito racial.

Obras Literárias Sugeridas para o 2º Ano do Ensino Médio. (Todas as obras indicadas)
1. ALVES, Castro et al. Antologia de poesia brasileira: romantismo. São Paulo: Ática, 1998.
2. ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Ática, 1998.
3. ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1998.
4. AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 1998.
              5. ALMEIDA, Manoel Antonio de. Memórias de Um Sargento de Milícia. São Paulo, Editora Moderna, 2011.

Sugestão de Filmes para o 2º Ano do Ensino Médio
              Título no Brasil: Memórias Póstumas Título Original: Memórias Póstumas País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Tempo de Duração: 102 minutos Ano de Lançamento: 2001 Site Oficial: http://www.brasfilmes.com.br/memori aspostumas/ Estúdio/Distribuidora.: Europa Filmes Direção: André Klotzel

               Título no Brasil: Sociedade dos Poetas Mortos Título Original: Dead Poets Society País de Origem: EUA Gênero: Drama Classificação etária: 12 anos Tempo de Duração: 129 minutos Ano de Lançamento: 1989 Estúdio/Distribuidora.: Walt Disney Direção: Peter Weir

              Título no Brasil: Guerra de Canudos Título Original: Guerra de Canudos País de Origem: Brasil Gênero: Drama Tempo de Duração: 170 minutos Ano de Lançamento: 1997 Estúdio/Distribuidora.: Sony Pictures Direção: Sergio Rezende

             Título no Brasil: Meia-Noite em Paris Título Original: Midnight in Paris País de Origem: Espanha / EUA Gênero: Comédia / Romance Classificação etária: 12 anos Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 2011 Estréia no Brasil: 17/06/2011 Estúdio/Distrib.: Paris Filmes Direção: Woody Allen


SSA – 3ª Série/2013
1- Leitura, compreensão e interpretação de elementos do texto: análise de elementos da argumentação em gêneros diversos, como, artigos de opinião, entrevistas, charges, anúncios publicitários, fábulas etc., buscando reconhecer: 1.1 A tese e seus argumentos de sustentação e/ou de refutação; 1.2 Os mecanismos enunciativos (formas de agenciamento de diferentes pontos de vista na textualização, uso dos elementos de modalização); 1.3 A citação como elemento argumentativo; 1.4 Os conectivos e expressões adverbiais com valor argumentativo; 1.5 A organização e progressão temática; 1.6 O tema principal de um texto; 1.7 As relações temáticas entre textos; 1.8 A síntese de textos ou de parágrafos; 1.9 As informações implícitas; 1.10 As relações entre textos verbais e elementos gráficos; 1.11 A relação entre informações do texto e conhecimentos prévios; 1.12 Ambiguidade, ironia, opiniões e valores no texto; 1.13 Os modos de organização da composição textual (tipos textuais narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo, dialogal); 1.14 A organização da macroestrutura semântica (dimensão conceitual), articulação entre as ideias/proposições (relações lógico-semânticas).
2- Usos e formas de acesso aos gêneros digital: impacto e função social.
3. Relações semântico-sintáticas de coordenação e subordinação: 3.1 Relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações; 3.2 Elementos referenciadores e sequenciadores do texto; 3.3 Aplicações e usos das relações semântico-sintáticas de coordenação e subordinação na produção textual.
              4. Análise linguística e reflexão sobre a língua: 4.1 Aspectos linguísticos da construção do gênero textual; 4.2 Estudo de aspectos formais do uso da língua: normas da ortografia oficial, regência e concordância, crase e colocação pronominal; 4.3 Análise estilística e semântica no nível morfossintático; 4.4 Reconhecimento da construção linguística da superfície textual: o uso de conectores, referência dêitica, sequencialização dos parágrafos; 4.5 Compreensão de processos interpretativos inferenciais: metáfora e metonímia.

Literatura Brasileira SSA 3
1. Pré-modernismo. 1.1 - contexto social e histórico: o estudo da produção literária da época. 1.2 – o estudo dos seguintes autores e suas principais obras: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos.
2. As Vanguardas Européias. 2.1 - contexto social e histórico: o estudo das diversas influências estéticas na literatura da época. 2.2 – futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo, impressionismo e surrealismo.
3. Modernismo. 3.1 – Primeira Fase: A Semana de Arte de 22: a inovação de Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. 3.2 - Segunda Fase – o Modernismo de 30: a poesia nas suas múltiplas faces: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. 3.3 – O Regionalismo Nordestino: a narrativa vigorosa, a denúncia social e a forte oralidade na ficção Rachel de Queiroz, José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos e Jorge Amado. 3.4 - Terceira Fase - a GERAÇÃO de .45: João Cabral de Melo Neto ( o poeta engenheiro); Clarice Lispector (epifania clariciana) e João Guimarães Rosa (a linguagem reinventada).
4. Tendências da Literatura Contemporânea. 4.1 – Poesia Concretista: Ferreira Gullar, Decio Pignatari e Os Irmãos Campos. 4.2 – As peculiaridades da produção literária dos seguintes autores: Mario Quintana, Paulo Leminski, Adélia Prado e Raimundo Carrero. 4.3 - O teatro brasileiro. - A visão inovadora de Nelson Rodrigues. 5.2 – A denúncia social, o humor e a ironia de Ariano Suassuna.
Obras Literárias Sugeridas para o 3º Ano do Ensino Médio
(As obras indicadas estão destacadas na cor azul)
1. ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. Rio de Janeiro: Record, 2001.
2. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
3. CARRERO, Raimundo. A História de Bernarda Soledade. Recife: Editora Bagaço, 2005.
4. LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocoo, 2010.
5. MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina. Alfaguara Brasil, 2007.
6. RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2006.
7. RODRIGUES, Nelson. Boca de ouro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
8. ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
9. SUASSUNA, Ariano. A Farsa da Boa Preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.

Sugestão de Filmes para o 3º Ano do Ensino Médio
              Título no Brasil: Baile Perfumado Título Original: Baile Perfumado País de Origem: Brasil Gênero: Drama Tempo de Duração: 93 minutos Ano de Lançamento: 1997 Direção: Paulo Caldas / Lírio Ferreira

              Título no Brasil: Diários de Motocicleta Título Original: The Motorcycle Diaries País de Origem: Argentina / EUA / Inglaterra / Cuba / Alemanha / México / Chile / Peru / França Gênero: Drama Tempo de Duração: 130 minutos Ano de Lançamento: 2004 Estréia no Brasil: 07/05/2004 Site Oficial: http://www.motorcyclediaries.net/ Estúdio/Distrib.: Buena Vista Direção: Walter Salles

              Título no Brasil: A Hora Da Estrela Título Original: A Hora da Estrela País de Origem: Brasil Gênero: Drama Tempo de Duração: 96 minutos Ano de Lançamento: 1986 Site Oficial: Não tem. Estúdio/Distribuidora.: Não tem. Direção: Suzana Amaral

              Título no Brasil: O Auto da Compadecida Título Original: O Auto da Compadecida País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Tempo de Duração: 104 minutos Ano de Lançamento: 2000 Site Oficial: Não tem. Estúdio/Distribuidora.: Sony Pictures Direção: Guel Arraes

VV


VESTIBULAR TRDICIONAL – UPE/2013
PROGRAMAS VESTIBULAR 2013
PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA
1.Propriedades e modos de organização de gêneros textuais orais e/ou escritos, de esferas discursivas diversas (literária, jornalística, publicitária etc.), considerando também as especificidades relacionadas aos tipos textuais (narração, descrição, exposição, argumentação e injunção).
2. Gêneros digitais: usos, impacto e função social.
3. Interpretação de imagens, gráficos, tabelas, mapas, entre outros gêneros que se organizam em torno de recursos multimodais.
4. Relações do texto com seu contexto espaço-temporal e cultural de produção e circulação.
5. Papéis sociais dos interlocutores e sua repercussão na construção do texto.
6. Argumentação e formas de apresentação de diferentes pontos de vista.
7. Identificação de informações implícitas, produção de inferências, relação entre informações do texto e conhecimentos prévios.
8. Estratégias de construção e manutenção da unidade temática do texto, de sua progressão e de sua coerência global.
9. Atribuição coerente de título, divisão pertinente de parágrafos e uso de convenções gráficas de apresentação do texto.
10. Princípio da intertextualidade (relações entre diferentes textos), inclusive o reconhecimento de sínteses ou paráfrases de textos ou parágrafos e o valor argumentativo da citação.
11. Relações entre diferentes tipos de linguagem e seus respectivos recursos expressivos.
12. Efeitos de sentido provocados pelo uso da linguagem figurada (metáforas, metonímias, entre outras).
13. Efeitos de sentido (surpresa, dúvida, ênfase, contraste, adesão, discordância, ironia, humor etc.), provocados pelo uso de certas palavras e expressões ou de recursos gráficos como emprego de parênteses, aspas, travessões, tipos de letras e outros recursos multimodais.
14. Efeitos de sentido decorrentes do emprego expressivo dos sinais de pontuação.
15. Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia, antonímia, hiperonímia, partonímia, campo semântico etc.).
16. Colocação das palavras, com destaque para a produção de sentidos em decorrência da posição da palavra no enunciado.
17. Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos.
18. Procedimentos de coesão por reiteração: repetição (paráfrase, paralelismo, repetição de unidades lexicais e gramaticais); substituição gramatical (retomada por pronome e por advérbio), lexical (retomada por sinônimo, por hiperônimo e por caracterizador situacional) e por elipse.
19. Relações coesivas promovidas pelo léxico, evidenciadas pela associação de sentido entre palavras da mesma área semântica.
20. Relações coesivas e semânticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, comparação, oposição, adição, conclusão, explicação, restrição etc.), entre orações, períodos ou parágrafos, sinalizadas pelos diferentes tipos de expressões conectivas ou sequenciadoras (conjunções, preposições, advérbios e respectivas locuções).
21. Norma e preconceito linguístico; variação linguística em decorrência da diversidade de contextos socioculturais em que a língua se insere; marcas dos vários níveis de linguagem (do mais formal ao mais informal), nas modalidades oral e escrita da língua;
22. Convenções ortográficas.
23. Recursos de ampliação do vocabulário da língua (processos de formação de palavras, neologismos e estrangeirismos, atribuição de novos significados a palavras já existentes).
24. Normas da flexão dos verbos (regulares e irregulares).
25. Padrões de concordância e de regência verbal e nominal; emprego do sinal indicador da crase.
Literatura Brasileira
•1. O texto literário. 1.1 - conceitos; especificidades, características e funcionalidade. 1.2. estilo individual, estilo de época, texto e contexto social e histórico. 2. Funções da linguagem. 2.1 – as funções da linguagem no estudo do texto literário e não-literário. 2.2 – conotação e denotação na análise de texto literário e não-literário. 3. Gêneros literários. 3.1 – lírico, épico, narrativo (conto, crônica, romance e novela) e dramático. 3.2 – Aspectos constitutivos dos gêneros literários. 4. A plussignificação da linguagem literária. 4.1 – Intertextualidade e Interdiscursividade. 4.2 – Paródia e paráfrase. 5. Estudo da gênese da literatura brasileira. 5.1 – a influência da literatura portuguesa na formação da literatura brasileira: da era medieval ao classicismo de Camões. 5.2 - A informação e a missão - a literatura de viagens e a de catequese.6. O Quinhentismo. 6.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária do Brasil colonial. 6.2 – A Carta de Caminha e Crônicas dos Viajantes. 7. O Seiscentismo. 7.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária da época seiscentista. 7.2 - a poesia de Gregório de Matos, os Sermões de Padre Antônio Vieira. 8. O Setecentismo. 8.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária do período setecentista. 8.2 - O arcadismo mineiro - o épico, o lírico e o satírico. Cláudio Manoel da Costa. Tomás Antônio Gonzaga – José Basílio da Gama. 9. O Romantismo. 9.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária do período romântico brasileiro. 9.2 – as fases da poesia romântica: nacionalista, ultrarromântica e social. 1.3 – a prosa romântica: indianista e urbana. 9.3 – A literatura de transição de Manoel Antonio de Almeida. 9.4 – o estudo das principais obras dos seguintes autores: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar e Manuel Antonio de Almeida. 10. O Realismo. 10.1 – contexto social e histórico: o estudo da produção literária do período realista do Brasil. 10.2 – a relação entre o paradigma racionalista e a construção da estética realista e naturalista do Brasil. 10.3 - prosa  as idiossincrasias da literatura de Machado de Assis e de Aluísio Azevedo. 10.4 – poesia  parnaso-simbolista: o esteticismo de Olavo Bilac entre o sensualismo e o perfeccionismo do verso, e Cruz e Souza entre o misticismo e a revolta contr11. Pré-modernismo. 11.1 - contexto social e histórico: o estudo da produção literária da época. 1.2 – o estudo dos seguintes autores e suas principais obras: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos. 12. As Vanguardas Européias. 12.1 - contexto social e histórico: o estudo das diversas influências estéticas na literatura da época. 12.2 – futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo, impressionismo e surrealismo. 13 Modernismo. 13.1 – Primeira Fase: A Semana de Arte de 22: a inovação de Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. 13.2 - Segunda Fase – o Modernismo de 30: a poesia nas suas múltiplas faces: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. 13.3 – O Regionalismo Nordestino: a narrativa vigorosa, a denúncia social e a forte oralidade na ficção  Rachel de Queiroz, José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos e Jorge Amado. 3.4 - Terceira Fase - a GERAÇÃO de .45: João Cabral de Melo Neto ( o poeta engenheiro); Clarice Lispector (epifania clariciana) e João Guimarães Rosa (a linguagem reinventada). 14. Tendências da Literatura Contemporânea. 14.1 – Poesia Concretista: Ferreira Gullar, Decio Pignatari e Os Irmãos Campos. 14.2 – As peculiaridades da produção literária dos seguintes autores: Mario Quintana, Paulo Leminski, Adélia Prado e Raimundo Carrero. 14.3 - O teatro brasileiro. - A visão inovadora de Nelson Rodrigues. 5.2 – A denúncia social, o humor e a ironia de Ariano Suassuna.
OBRAS LITERARIAS (As obras indicadas estão destacdas com a cor azul)
1. GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. São Paulo: Martin Claret, 2007.
2. LISPECTOR, Clarice. Laços de Família. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011.
3. MATOS, Gregório de. Antologia. Porto Alegre: L&PM Editores, 1999.
4. OLIVIERI, Antonio Carlo e VILLA, Marco Antonio (Org.). Cronistas do Descobrimento. Série Bom Livro. São Paulo: Editora Ática, 1999.
5. TORERO, José Roberto e PIMENTA, Marcus Aurelius. Terra Papagalli. Rio de Janeiro, 2010.
6. VICENTE, Gil. Auto da Barca do Inferno. São Paulo: Martin Claret, 2010.
7. ALVES, Castro et al. Antologia de poesia brasileira: romantismo. São Paulo: Ática, 1998.
8. ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Ática, 1998.
9. ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1998.
10. AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 1998.
11. ALMEIRDA, Manoel Antonio de. Memórias de Um Sargento de Milícia. São Paulo, Editora Moderna, 2011.
12. ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. Rio de Janeiro: Record, 2001.
13. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
14. CARRERO, Raimundo. A História de Bernarda Soledade. Recife: Editora Bagaço, 2005.
15. LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocoo, 2011.
16. MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina. Alfaguara Brasil, 2007.
17. RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2006.
18. RODRIGUES, Nelson. Boca de ouro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
19. ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
20. SUASSUNA, Ariano. A Farsa da Boa Preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.
21. ALVES, Castro et al. Antologia de poesia brasileira: romantismo. São Paulo: Ática, 1998.

22. ASSIS, Machado. Dom Casmurro. São Paulo: Ática, 1998.

Sugestão de Filmes
Título no Brasil: Carlota Joaquina, Princesa do Brasil Título Original: Carlota Joaquina - Princesa do Brasil País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 1995 Site Oficial: Estúdio/Distribuidora.: Europa Filmes Direção: Carla Camurati
Título no Brasil: O Nome da Rosa Título Original: Der Name Der Rose País de Origem: França / Itália / Alemanha Gênero: Suspense Tempo de Duração: 131 minutos Ano de Lançamento: 1986 Site Oficial: Estúdio/Distribuidora: Warner Home Video Direção: Jean-Jacques Annaud

Título no Brasil: Caramuru - A Invenção do Brasil Título Original: Caramuru - A Invenção do Brasil País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Classificação etária: 12 anos Tempo de Duração: 85 minutos Ano de Lançamento: 2001 Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Sony Pictures Direção: Guel Arraes
Título no Brasil: Narradores de Javé Título Original: Narradores de Javé País de Origem: Brasil / França Gênero: Drama Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 2003 Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Direção: Eliane Caffé
Título no Brasil: Memórias Póstumas Título Original: Memórias Póstumas País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Tempo de Duração: 102 minutos Ano de Lançamento: 2001 Site Oficial: http://www.brasfilmes.com.br/memori aspostumas/ Estúdio/Distribuidora.: Europa Filmes Direção: André Klotzel
Título no Brasil: Sociedade dos Poetas Mortos Título Original: Dead Poets Society País de Origem: EUA Gênero: Drama Classificação etária: 12 anos Tempo de Duração: 129 minutos Ano de Lançamento: 1989 Site Oficial: Estúdio/Distribuidora.: Walt Disney Direção: Peter Weir

Título no Brasil: Guerra de Canudos Título Original: Guerra de Canudos País de Origem: Brasil Gênero: Drama Tempo de Duração: 170 minutos Ano de Lançamento: 1997 Estúdio/Distribuidora.: Sony Pictures Direção: Sergio Rezende
Título no Brasil: Meia-Noite em Paris Título Original: Midnight in Paris País de Origem: Espanha / EUA Gênero: Comédia / Romance Classificação etária: 12 anos Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento: 2011 Estréia no Brasil: 17/06/2011 Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Paris Filmes Direção: Woody Allen
Título no Brasil: Baile Perfumado Título Original: Baile Perfumado País de Origem: Brasil Gênero: Drama  Tempo de Duração: 93 minutos Ano de Lançamento: 1997 Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Direção: Paulo Caldas / Lírio Ferreira
Título no Brasil: Diários de Motocicleta Título Original: The Motorcycle Diaries País de Origem: Argentina / EUA / Inglaterra / Cuba / Alemanha / México / Chile / Peru / França Gênero: Drama Tempo de Duração: 130 minutos Ano de Lançamento: 2004 Estréia no Brasil: 07/05/2004 Site Oficial: http://www.motorcyclediaries.net/ Estúdio/Distrib.: Buena Vista Direção: Walter Salles
Título no Brasil: A Hora Da Estrela Título Original: A Hora da Estrela País de Origem: Brasil Gênero: Drama Tempo de Duração: 96 minutos Ano de Lançamento: 1986 Site Oficial: Não tem. Estúdio/Distribuidora.: Não tem. Direção: Suzana Amaral
Título no Brasil: O Auto da Compadecida Título Original: O Auto da Compadecida País de Origem: Brasil Gênero: Comédia Tempo de Duração: 104 minutos Ano de Lançamento: 2000 Site Oficial: Não tem. Estúdio/Distribuidora.: Sony Pictures Direção: Guel Arraes






Vestibular - UPE/2012 - Programa de l íngua Portuguesa

VESTIBULAR TRADICIONAL/2012
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA O VESTIBULAR UPE 2012
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
I - ASPECTOS GERAIS De acordo com o Parecer CNE/CP nº 95/99, o candidato a processo seletivo para o ingresso em curso superior deve “demonstrar proficiência em Língua Portuguesa como instrumento de comunicação, de organização e expressão do pensamento”. A prova de Língua Portuguesa tem por objetivo avaliar a competência comunicativa do candidato como usuário da língua. Essa competência deve manifestar-se no domínio das habilidades de leitura e compreensão de textos – literários e não literários – de diferentes tipos e gêneros. Deve manifestar-se na capacidade de estabelecer relações entre os textos e seus contextos de produção, sobretudo no que concerne à ligação entre o acervo literário nacional e os momentos históricos de sua criação. Deve manifestar-se também na capacidade para desenvolver ações reflexivas sobre a própria linguagem. Portanto, a competência esperada supõe conhecimentos linguísticos da organização estrutural da língua, tomada em seu conjunto de variedades, conforme se discrimina no item 2 a seguir. Espera-se, também, que o candidato ultrapasse a simples memorização dos conteúdos e demonstre habilidades para estabelecer relações, encontrar nexos entre conceitos e dados, discernir sobre aproximações e diferenças entre eles, elaborar conclusões, levantar hipóteses; enfim, posicionar-se, numa perspectiva crítica e global, diante das muitas informações com as quais entrou em contato no percurso de sua escolaridade. A capacidade de reflexão e de análise dos diferentes elementos envolvidos nas atividades públicas e privadas da interação verbal será abordada tendo em vista os diferentes usos sociais da Língua Portuguesa. Não devem ser diferentes os parâmetros que orientam o ensino da língua portuguesa e de línguas estrangeiras, sobretudo no ensino médio. A ideia de desenvolver competências em leitura, análise e produção de textos – orais e escritos – constitui, portanto, a referência para cada prática pedagógica. Na tentativa de organizar a distribuição dos conteúdos a serem explorados – em razão do desenvolvimento daquelas competências e habilidades – será apresentada a seguir a grade programática para cada uma das três séries do Ensino Médio. É fundamental se ter em conta que não existe uma discriminação rígida entre os conteúdos de cada série. Um mesmo conteúdo pode repetir-se de uma série para outra. O que muda deve ser a abordagem e a exploração mais aprofundada e mais complexa das questões. Evidentemente, as competências em linguagem perpassam todas as áreas do conhecimento e constituem forma de atuação dos grupos humanos em todo e qualquer contexto.
II - ASPECTOS ESPECÍFICOS A avaliação do conjunto de habilidades referido acima terá como eixo programático:
LINGUAGENS E CÓDIGOS
1. LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E ANÁLISE LINGUÍSTICA - 1.1. Propriedades e modos de organização de gêneros textuais, de modalidade oral e/ou escrita, de esferas discursivas diversas como a escolar (por exemplo, resumo e seminário), a publicitária, a jornalística e a literária, vistas também quanto a especificidades relacionadas às tipologias narrativa, expositiva e argumentativa; 1.2. Gêneros digitais: usos, impacto e função social; 1.3. Interpretação de imagens, gráficos, tabelas, mapas, entre outros; 1.4. Relações do texto com seu contexto espaço-temporal e cultural de produção e circulação. 1.5. Papéis sociais dos interlocutores e sua repercussão na construção do texto; 1.6. Estratégias de manutenção da unidade temática do texto, de sua progressão e de sua coerência global; 1.7 Atribuição coerente de titulo, de divisão paragráfica de um texto e outras normas gráficas de apresentação; 1.8. Princípio da intertextualidade (relações entre diferentes textos), inclusive, o reconhecimento de sínteses ou paráfrases de textos ou parágrafos e o valor argumentativo da citação; 1.9. Relações entre diferentes tipos de linguagem e seus respectivos recursos expressivos; 1.10. Efeitos de sentido provocados pelo uso da linguagem figurada (metáforas, metonímias, entre outras); 1.11. Efeitos de sentido (surpresa, dúvida, ênfase, contraste, adesão, discordância, ironia, humor etc.), provocados pelo uso de certas palavras e expressões ou de recursos gráficos como emprego de parênteses, aspas, travessões, tipos de letras e outros recursos multimodais; 1.12. Efeitos de sentido decorrentes do emprego expressivo dos sinais de pontuação; 1.13. Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia, antonímia, hiperonímia, partonímia, campo semântico); 1.14. Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos; 1.15. Recursos lexicais e gramaticais da coesão e da coerência do texto, entre eles: os elementos da continuidade referencial do texto (substantivos e determinantes, pronomes e expressões de valor temporal ou espacial); recursos da coesão que promovem a sequência ou a continuidade do texto (paralelismo, paráfrase, repetição de palavras, substituição por pronomes, por advérbios ou pelo uso de palavras sinônimas ou hiperônimas); relações coesivas promovidas pelo léxico, evidenciadas pela repetição de palavra ou expressão ou pela associação de sentido entre palavras da mesma área semântica; 1.16. Relações semânticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, comparação, oposição, adição, conclusão, explicação, restrição etc.), entre orações, períodos ou parágrafos, sinalizadas pelos diferentes tipos de expressões conectivas ou sequenciadoras (conjunções, preposições, advérbios e respectivas locuções); 1.17. Norma e preconceito linguístico; variação linguística em decorrência da diversidade de contextos socioculturais em que a língua se insere; marcas dos vários níveis de linguagem (do mais formal ao mais informal), nas modalidades oral e escrita da língua; 1.18. Convenções ortográficas; 1.19. Recursos de ampliação do vocabulário da língua (processos de formação de palavras, neologismos e estrangeirismos, atribuição de novos significados a palavras já existentes); 1.20. Normas da flexão dos verbos (regulares e irregulares); 1.21. Padrões de concordância verbal e nominal; 1.22. Padrões de regência verbal e nominal; 1.23. Colocação das palavras, com destaque para a produção de sentidos em decorrência da posição da palavra no enunciado.
 2. INTERPRETAÇÃO, ANÁLISE E EXPLORAÇÃO DE TEXTOS ARTÍSTICOS - 2.1. Funções da linguagem literária: função especifica e funções adicionais; 2.2. Relações entre literatura, outras artes e outros saberes. 2.3. Articulação entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o momento sociocultural de sua produção 2.4. Associação entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros.
LITERATURA BRASILEIRA
1. Natureza do texto poético e suas funções estéticas. 2. Efeitos de sentido provocados, no texto poético, pelo uso de diferentes recursos (sonoros – número de sílabas, ritmo, rima – ou gráficos – desenhos, imagens, fotos) e pelo emprego das diversas figuras de linguagem. 3. Estrutura do texto narrativo em prosa (narrador, personagens, foco narrativo, tempo, espaço, conflito, clímax, desfecho). 4. Características gerais da dramaturgia. 5. Escolas, autores e obras do patrimônio literário brasileiro do século XVII ao século XX e sua vinculação aos respectivos contextos histórico-sociais e estéticos do período literário em que se inserem.
OBRAS LITERÁRIAS SUGERIDAS
1. GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. São Paulo: Martin Claret, 2007.
2. ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Ática, 1998.
3. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática, 1998.
4. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
5. ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2001.
6. RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2003.
7. MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina. Alfaguara Brasil, 2007.
8. ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
9. SUASSUNA, Ariano. O casamento suspeitoso. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
10. RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
A prova constará de 1. Fonologia, Ortografia e Morfossintaxe. 2. Vocabulário - inclusive de idiomatismos mais frequentes. 3. Compreensão de Textos.
Observação: Serão utilizados, para esse fim, textos de autores modernos e/ou contemporâneos, artigos de jornais e revistas da atualidade e textos dos livros didáticos mais estudados no curso médio.
Redação: NÃO serão corrigidas as redações cujo vestibulando não tenha atingido nas provas a nota mínima para aprovação.

VESTIBULAR SERIADO – SSA/2012
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA O SSA 2012
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
SSA - 1ª Série
1. LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO - 1.1 Leitura e compreensão de texto expositivo, informativo; 1.2 Propriedades específicas da composição dos gêneros textuais e seus modos de organização; 1.3 Estratégias de manutenção da unidade temática do texto e de sua progressão; 1.4 Recursos lexicais e gramaticais da coesão do texto; 1.5 Elementos da continuidade referencial do texto: emprego de substantivos e determinantes, de pronomes e expressões de valor temporal ou espacial; 1.6 Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia, antonímia, hiperonímia, partonímia, campo semântico); 1.7 Atribuição coerente de titulo, de divisão paragráfica de um texto e outras normas gráficas de apresentação; 1.8 Convenções ortográficas; 1.9 Identificação das palavras e idéias-chave do texto; 1.9 Identificação dos recursos lingüísticos em relação ao contexto em que o texto é construído (elementos de referência pessoal, temporal,espacial, registro lingüístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos em todos verbais); 1.10 Reconhecimento da organização da macroestrutura semântica (dimensão conceitual), articulação entre as idéias/proposições (relações lógico-semânticas). 2. GÊNEROS DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS - 2.1 Tese e argumentos de sustentação; 2.2 Conectivos e expressões adverbiais com valor argumentativo. 3. INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES DE NORMA CULTA E DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - 3.1 As diferenças regionais de uso do português; 3.2 O preconceito lingüístico. 4. NORMAS DAS FLEXÕES DOS VERBOS (REGULARES E IRREGULARES) - 4.1 Efeitos de sentido provocados pelo uso dos diferentes tempos e modos. 5. INTERPRETAÇÃO, ANÁLISE E EXPLORAÇÃO DE TEXTOS ARTÍSTICOS - 5.1 Funções da linguagem literária: função especifica e funções adicionais; 5.2 Relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
LITERATURA BRASILEIRA
1. FUNÇÕES DA LINGUAGEM - a função poética. Conotação / denotação. 2. O TEXTO LITERÁRIO - especificidades (estranhamento; ambiguidade; alta voltagem conotativa; "obra aberta") Estilo individual, estilo de época: texto x contexto. 3. O PROCESSO LITERÁRIO BRASILEIRO. 4. O QUINHENTISMO - a informação e a missão - a literatura de viagens e a de catequese. 5. O SEISCENTISMO - a palavra-arte sob o signo do Barroco. A poesia "desigual" de Gregório de Matos. O tom retórico e persuasivo dos Sermões do Pe. Antônio Vieira. 6. O SETECENTISMO - a Ilustração, a euforia do progresso civilizatório, razão e ciência. O estilo neoclássico. O arcadismo mineiro - o épico, o lírico e o satírico. Cláudio Manoel da Costa – Tomás Antônio Gonzaga – José Basílio da Gama.
OBRAS LITERÁRIAS SUGERIDAS PARA A 1ª SÉRIE
1. O Auto de São Lourenço. In: ANCHIETA, José de. Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
2. MATOS, Gregório de. Antologia. Porto Alegre: L&PM Editores, 1999.
3. GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. Porto Alegre: L&PM Editores, 1998.
4. GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. São Paulo: Martin Claret, 2007.
SSA - 2ª Série
1. LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO - 1.1 Leitura e compreensão de texto informativo e Expositivo; 1.2 Relações entre diferentes tipos de linguagem e seus respectivos recursos expressivos; 1.3 Propósitos comunicativos do texto; 1.4 Reconhecimento de sínteses ou paráfrases de textos ou de parágrafos; 1.5 Papéis sociais dos interlocutores e sua repercussão na construção do texto; 1.6 Relações do texto com seu contexto espaço-temporal e cultural de produção e circulação; 1.7 Marcas dos vários níveis de linguagem (do mais formal ao mais informal), nas modalidades oral e escrita da língua; 1.8 Interpretação de imagens, gráficos, tabelas, mapas, entre outros. 2. OS GÊNEROS DO TIPO ARGUMENTATIVO - 2.1 Formas de apresentação de diferentes pontos de vista; 2.2 Efeitos de sentido provocados pelo uso da linguagem figurada (metáforas, metonímias, entre outras). 3. ASPECTOS GRAMATICAIS E CONSTRUÇÃO DO TEXTO - 3.1 Efeitos de sentido (surpresa, dúvida, ênfase, contraste, adesão, discordância, ironia, humor), provocados pelo uso de certas palavras e expressões ou de recursos gráficos como uso de parênteses, aspas, travessões, tipos de letras; 3.2 Usos da língua culta: normas da concordância e da regência verbal. O sinal da crase; 3.3 Efeitos dos sinais de pontuação. 4. USOS E FORMAS DE ACESSO AOS GÊNEROS DIGITAIS - impacto e função social. 5. INTERPRETAÇÃO, ANÁLISE E EXPLORAÇÃO DE TEXTOS ARTÍSTICOS - Articulação entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o momento sociocultural de sua produção.
LITERATURA BRASILEIRA
1. A DOMINAÇÃO POLÍTICA DA BURGUESIA E A PLENA VITÓRIA DO INDIVIDUALISMO – 1.1 o Romantismo; 1.2 Linguagem e temas da poesia romântica; 1.3 A produção poética das "gerações românticas”. Gonçalves Dias - Álvares de Azevedo - Castro Alves.  2. A PROSA ROMÂNTICA NO BRASIL - o país do ontem e do hoje, do interior e da cidade. José de Alencar. 3. A LITERATURA REALISTA - visão crítica da sociedade, linguagem. 4. A POESIA PARNASO-SIMBOLISTA - 4.1 o esteticismo. Olavo Bilac entre o sensualismo e o perfeccionismo do verso. 4.2 Cruz e Souza entre o misticismo e a revolta contra o preconceito racial.
OBRAS LITERÁRIAS SUGERIDAS PARA A 2ª SÉRIE
1. ALVES, Castro et al. Antologia de poesia brasileira: romantismo. São Paulo: Ática, 1998.
2. ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Ática, 1998.
3. BAGNO, Marcos. Machado de Assis para principiantes. São Paulo: Ática, 1998.
4. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática, 1998.
5. AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 1998.
6. ASSIS, Joaquim Maria Machado de et al. Antologia de poesia brasileira: realismo e parnasianismo. São Paulo: Ática, 1998.
SSA - 3ª Série
1. LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO - 1.1 Leitura e compreensão de texto dissertativo-argumentativo; 1.2 Reconhecimento da organização e progressão temática; 1.3 Reconhecimento do tema principal de um texto; 1.4 Relações temáticas entre textos; 1.5 Síntese de textos ou de parágrafos; 1.6 Identificação de informações implícitas; 1.7 Identificação de locutor e interlocutor de um texto; 1.8 Reconhecimento de relações entre textos verbais e elementos gráficos; 1.9 Relação entre informações do texto e conhecimentos prévios; 1.10 Reconhecimento de ambiguidade, ironia, opiniões e valores no texto; 1.11 Reconhecimento dos modos de organização da composição textuais (tipos textuais narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo, dialogal); 1.12 Identificação da organização da macroestrutura semântica (dimensão conceitual), articulação entre as idéias/proposições (relações lógico-semânticas); 1.13 Identificação de mecanismos enunciativos (formas de agenciamento de diferentes pontos de vista na textualização, uso dos elementos de modalização); 1.14 Estudo de relações intertextuais: citação, epígrafe, alusão, referência, paráfrase, paródia e pastiche. 2. GÊNEROS DISCURSIVOS/ TEXTUAIS - 2.1 Elementos do texto argumentativo – gênero opinião: tese, argumento e contra-argumento, refutação; 2.2 A citação como elemento argumentativo. 3. RELAÇÕES SEMÂNTICO-SINTÁTICAS DE COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO - 3.1 Relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações; 3.2 Elementos referenciadores e sequenciadores do texto; 3.3 Aplicações e usos das relações semântico-sintáticas de coordenação e subordinação na produção textual. 4. ANÁLISE LINGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA - 4.1 Aspectos linguísticos da construção do gênero textual; 4.2 Estudo de aspectos formais do uso da língua: normas da ortografia oficial, regência e concordância, crase e colocação pronominal; 4.3 Análise estilística e semântica no nível morfossintático; 4.4 Reconhecimento da construção linguística da superfície textual: o uso de conectores, referência dêitica, sequencialização dos parágrafos; 4.5 Compreensão de processos interpretativos inferenciais: metáfora e metonímia.
LITERATURA BRASILEIRA
1. A LITERATURA ENTRE "O SORRISO DA SOCIEDADE" E A DENÚNCIA SOCIAL - 1.1 o pré-modernismo. Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato. 1.2 A poesia "lodo e lama" de Augusto dos Anjos. 2. AS VANGUARDAS EUROPEIAS - do Futurismo ao Surrealismo. 3. O MODERNISMO DE 22 - a Semana de Arte Moderna. Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. 4. O MODERNISMO DE 30 - a poesia nas suas múltiplas faces. Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. 5. O REGIONALISMO NORDESTINO - narrativa vigorosa, denúncia social e forte oralidade na ficção. Rachel de Queiroz, José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos e Jorge Amado. 6. A GERAÇÃO DE 45 - João Cabral de Melo Neto. 6.1 O romance introspectivo - Clarice Lispector; 6.2 O regional e o seu redimensionamento - João Guimarães Rosa. 7. O CONCRETISMO - 7.1 nossa primeira vanguarda; 7.2 Literatura Brasileira hoje.
OBRAS LITERÁRIAS SUGERIDAS PARA A 3ª SÉRIE
1. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
2. ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2001.
3. RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2006.
4. MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina. Alfaguara Brasil, 2007.
5. ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
6. SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.
7. RODRIGUES, Nelson. Boca de ouro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

quarta-feira, 14 de março de 2012

A MODERNIDADE E O MODERNO


Dinâmica da aula
Nesta aula os alunos deverão:
- Discutir os conceitos de moderno e modernidade.
- Relacionar pontos básicos dos textos de apoio com os conceitos abordados.
- Compreender as relações que se estabelecem entre a realidade e as linhas de continuidade.
- Sistematizar transformações e permanências políticas, sociais e filosóficas no contexto literário.
- Divisão dos grupos.
- Distribuição dos textos de apoio:
1. A modernidade e a crise da modernidade
 2. Juventude brasileira, entre a tradição e a modernidade
 3. Relacionamento X modernidade
 4. Modernidade: frases, pensamentos, citações e reflexões
- Leitura.
- Debate (discussão dirigida).
1º momento: O grupo expõe suas conclusões.
2º momento: Interação/socialização (grande grupo).
- Composições: os grupos produzirão músicas, paródias, repentes etc., sobre os temas discutidos.

Avaliação do desempenho da aprendizagem
. O que é modernidade?
. O que é ser moderno?
. Produção de um texto a partir das opiniões formadas durante as discussões
MODERNIDADE
Frases de MODERNIDADE - Pensamentos de MODERNIDADE - Citações de MODERNIDADE - Reflexões de MODERNIDADE
“A tecnologia moderna é capaz de realizar a produção sem emprego. O diabo é que a economia moderna não consegue inventar o consumo sem salário”.  Herbert de Souza
“Ela se sentiria muito à vontade no mundo de profunda liberalidade em que vivemos hoje”. Manoel Carlos - Novelista, autor da minissérie Maysa - quando fala o coração, da Rede Globo
“Estamos em uma era na qual tudo foi longe demais. É um país e um mundo horríveis”.
Johnny Depp - Ator americano, ao declarar que atualmente não criaria os seus filhos nos EUA
“Atualmente, MODERNIDADE tem muito mais a ver com INTELIGÊNCIA, do que com OUSADIA”.  Isaac Bianchi - Escritor
“O casamento é uma instituição moderníssima. Hoje, nada mais obriga duas pessoas a estarem juntas, a não ser o amor”.  Wagner Moura - Ator brasileiro
“Tentei ser moderna, mas não deu. É sensual a relação que tenho com minha máquina de escrever”. Lygia Fagundes Telles - Escritora, ao abrir mão do computador para escrever um livro
“As crianças de hoje não conhecem nem uma galinha. Só quando ela já está na panela”.
Ary Fontoura - Ator brasileiro, ao interpretar o coronel Teodorico em O Sítio do Pica-Pau Amarelo, da Rede Globo
“Nossa vida moderna é tal que, quando nos encontramos diante das repetições mais mecânicas, mais estereotipadas, fora de nós e em nós, não cessamos de extrair delas pequenas diferenças, variantes e modificações”.  Gilles Deleuze - Filósofo francês  
“Hoje, ter 40 anos é como ter 30”.   Cindy Crawford - Atriz americana
“Música eletrônica não é uma válvula de escape. É a cultura do século XXI.
Carl Cox - Dj britânico

RELACIONAMENTO X MODERNIDADE
Tenho recebido ultimamente muitos e-mails que falam sobre novos tipos de relacionamentos, atitudes modernas, textos que falam sobre estágios que precisam ser alcançados para conseguirmos a tão sonhada felicidade. È bem verdade que os tempos mudaram e que não temos a concepção de romance romântico que tinham os nossos avós. A nova geração, a qual pertenço, tende a desmistificar os sentimentos com uma facilidade que considero algumas vezes prejudicial, caso não bem interpretada.
Fala-se muito de um sentimento mais liberal, de se fazer e tomar atitudes sozinhas,  o que considero perfeitamente normal, afinal de contas a sociedade mudou bastante, um forte exemplo disso é o papel das mulheres na sociedade. Os homens estão adaptando-se a nova ideia de que as mulheres possuem sua independência, e que como os homens, elas tem ambições e desejos, portanto tem o mesmo direito de concretização. Por outro lado, em meio a toda aparente modernidade, nos deparamos com uma sociedade ainda machista, desigual, e que na realidade todos ainda deverão ter uma longa discussão sobre igualdade de sexos.
Creio que essa "modernidade" melhorou a vida de algumas pessoas, percebemos que ninguém é insubstituível, mas não podemos esquecer o quanto é importante ter alguém ao lado. Assistir um filme sozinho hoje pode parecer uma atitude natural ou até mesmo um reflexo da independência, mas o que acredito mesmo é que estamos nos voltando tanto para nós mesmos, que acabamos escutando apenas o nosso próprio eco. Assistir um filme sozinho é bom, aproveite isso, porém, não ter alguém ao lado para se comentar aquela cena engraçada, ou ficar constrangido ao rir de algo que ele nem ao menos percebeu... Isso não tem preço. Na realidade o companheirismo não se resume apenas a sexo, risos ou algo do tipo. Se assim fosse os relacionamentos não durariam, pois relações sólidas são aquelas que enfrentam as mais diversas situações. As pessoas parecem ter uma receita para a felicidade, como se fossemos todos iguais, saídos da mesma forma. Uma pitada de determinação, outra dose de independência, e pronto! Uma pessoa prestes a ser feliz! A felicidade para mim consiste em ser feliz a sua forma, pois todo ser humano possui uma forma de amar. Não acredito naquelas falas e romances clichês, acredito na modernidade (até certo ponto), acredito em reinventar uma forma de felicidade, pois é isso o que fazemos todos os dias, criamos novas formas de sermos felizes, de amar, de sonhar.
Não quero prever um futuro puramente racional, pois as pessoas são feitas em grande parte de emoções. Relacionamentos não são relações de conveniência. Não se fica com alguém apenas por que ela te satisfaz em algum momento, e depois deixa pra lá, pensando: é... Fulano é muito bom, mas não preciso dela para viver, não preciso que ela faça parte da minha vida, pois pra isso já me basta.  O ser humano não possui um termômetro para se saber a que temperatura deve parar, ou uma bula para se saber a dose certa, até que ponto podemos nos envolver sem que nos tornemos dependentes, do telefonema, da visita,  do beijo, abraço. Somos donos de nós mesmos, mas ainda não sabemos mandar em nossos sentimentos....
Ana Paula Acácio.
Publicação: www.paralerepensar.com.br - 15/03/2008