quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cartas


CARTA ARGUMENTATIVA   -  1. Carta do leitor
                                                     2. Carta do leitor
                                                     3. Carta aberta

1.       Carta do leitor

Enviada pelo leitor para manifestar seu ponto de vista sobre matérias publicadas e lidas nos mais diversos meios de comunicação escrita.

               Características
               - curta e objetiva
               - apresenta o texto a que faz referência pelo título ou pelo assunto
               - mostra a opinião defendida por um ou dois argumentos
               - apresenta sugestões, reflexões, perguntas, elogios, etc.

2.       Carta ao leitor
Também chamada editorial, apresenta ao leitor o ponto de vista do jornal, da revista, do   site, etc.

3.       Carta aberta
Pode ser lida por qualquer pessoa e pode ser dirigida a qualquer grupo. É usada para denunciar a situação de um grupo, as ideias de uma comunidade e pode ser assinada por um grupo ou por uma pessoa.

Estrutura
- apresentação de um problema
- solução para esse problema por meio de argumentos que defendem a opinião do(s) autor(es)
- verbos no presente do indicativo, na 1ª ou 3ª pessoa.


EXEMPLOS

Carta do leitor

Senhores Diretores e Editores,

 Constituiu-se motivo de muita alegria para mim a circulação no final da tarde de segunda-feira, dia 10 de abril de 2006, do jornal "Correio da Tarde", que na certa vem assinar uma importante página no jornalismo escrito do estado do Rio Grande do Norte. Excelentes reportagens, colunas as mais variadas e um conteúdo dos mais completos, fazem do jornal Correio da Tarde uma leitura obrigatória da maioria dos potiguares, a cada final de tarde. Parabéns e muitos anos de circulação é o que desejo aos que fazem o CORREIO DA TARDE.

 José Maria Alves
 Advogado e jornalista
 Liberdade I - Mossoró RN


Carta ao leitor

A CARTA AO LEITOR DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2012 DE VEJA

 VEJA começa 2012 com uma configuração editorial mais adequada aos imensos e múltiplos desafios envolvidos em entregar a seus leitores semanalmente uma revista que, indo além da súmula dos fatos nacionais e internacionais, aprofunda, analisa e contextualiza os principais eventos e tendências.

A partir desta edição, a equipe editorial se reforça com a promoção dos editores executivos Thaís Oyama e Fábio Altman a redatores-chefes em São Paulo. Em acréscimo a suas responsabilidades habituais, Policarpo Junior, que dirige a sucursal de VEJA em Brasília, e Lauro Jardim, titular da coluna Radar, no Rio de Janeiro, também foram promovidos a redatores-chefes, missão que exercerão a relativa distância geográfica da sede paulistana, mas em estreita colaboração com a direção da revista.

O vigor e a capacidade de reação de VEJA se reforçam sobremaneira com os novos redatores-chefes e a nova estrutura. Thaís, Fábio, Policarpo e Lauro ocupam, cada um, há mais de dez anos postos-chave na revista, tendo se saído sempre com enorme sucesso em todos os fundamentos do jornalismo de alto padrão, mesmo sob as mais adversas circunstâncias.

Tê-los na linha de frente é uma garantia para o leitor de que VEJA , além de continuar se empenhando em ser “os olhos e os ouvidos da nação”, vai publicar mais notícias exclusivas e de alto interesse. A redação ganha dinamismo para retratar um Brasil emergente que, apesar das ainda imensas distorções estruturais, finalmente cruzou o cabo das tormentas das crises sistêmicas avassaladoras na política e na economia - sendo o maior risco não mais o retrocesso, mas deixar de avançar no ritmo que a plena utilização de seu potencial permitiria.

 Deixou VEJA neste fim de 2011 o jornalista Mario Sabino, profissional de enorme valor, raro talento e inexcedível dedicação que, nos últimos oito anos, foi redator-chefe da revista. Depois de um ano de deliberações, Sabino decidiu seguir carreira na iniciativa privada em atividade correlata ao jornalismo.

Ele foi na revista antena poderosa e corajoso oponente dos desmandos do mundo oficial. VEJA e seus leitores perdem o concurso de um combatente incansável na trincheira do jornalismo que sempre busca a verdade. Desejamos felicidades a Mario Sabino e esperamos que, mesmo em outras paragens e por outros meios, ele continue sua luta por um Brasil menos corrupto, melhor e mais justo.
                                                                                                                Por Reinaldo Azevedo

CARTA ABERTA

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

               Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação das escolas públicas de todo o Brasil recebem valores diferentes de salários, apesar de prefeitos e governantes obterem o mesmo valor por aluno matriculado.

               No dia de hoje, 25 de abril, estamos em todo o País fazendo manifestações para que todos(as) saibam e nos apoiem na luta em defesa de uma Escola Pública de Qualidade.

               Esta luta inclui a formação inicial e continuada; a valorização na carreira; melhores condições de trabalho; respeito profissional e uma remuneração digna àqueles que fazem a educação de todos(as) acontecer.

               Por isso, estamos exigindo um Piso Salarial Profissional Nacional que garanta condições dignas de vida e exercício de nossas profissões.

               Basta de piso que precise de complemento para alcançar o salário mínimo, como é a política salarial de alguns municípios e estados do País.

               Exigimos o respeito às conquistas de nossos direitos pelos governantes.

               Somos nós que, com nosso trabalho, educamos para a vida os filhos e filhas dos cidadãos sul-mato-grossenses e lutamos para que as promessas de todos os governantes relativas à Educação sejam cumpridas.

               Por isso, temos a certeza de contar com o apoio da sociedade para fortalecer nossa luta.



               FETEMS e seus 69 Sindicatos Municipais afiliados

                                                                                                                                   25 de abril de 2007







ATIVIDADES



1º) Observe a sequência didática:



Sequência didática – Carta de leitor – leitura de cartas de leitor e análise do contexto de produção.



Objetivo:

- Desenvolver a capacidade leitora.

- Estabelecer a relação entre o conteúdo de carta de leitor e a reportagem que   originou.

 - Identificar a opinião do leitor neste tipo de carta.

 - Permitir aos alunos conhecer modelos de cartas diversas de leitor, algumas  simples e curtas outras longas e mais específicas, tanto em e-mail como em cartas de correio e comentários na página onde encontra o hipertexto, e as várias opiniões que aparecem.

- Propor a leitura de três tipos de cartas de leitores, seguida de reflexão sobre a situação de produção de carta e a importância da circulação das mesmas, ter cópias para cada dupla de alunos.



2º) Pesquise os tipos de cartas estudados, faça a leitura e anote tudo que for necessário sobre elas e faça uma colagem.



3º) Pense um assunto adequado para uma carta deste gênero e escreva a sua.



4º) Avalie as cartas escritas.



5º) O que é necessário para escrever uma boa carta.

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