domingo, 21 de agosto de 2011

SUGESTÕES DE TEMAS PARA VESTIBULARES EM GERAL

O mundo está passando por uma séria recessão provocada pela volatilidade dos fluxos internacionais de capital especulativo. O dinheiro hoje está num país e puff! Como num passe de mágica e com algumas tecladas num computador, pode ir parar em outro país que o especulador julgar mais rentável ou mais seguro.
O Brasil, infelizmente, tornou-se joguete num cassino de péssimo gosto: durante o ano de 1998 perdeu cerca de US$ 40 bilhões em poucos meses em virtude do pânico trazido pela crise russa. Os grandes especuladores não têm pátria e são insensíveis ao sofrimento social que causam nos países emergentes.
Países inteiros como a Tailândia, Indonésia e Coréia foram devastados por investidores irracionalmente tomados por um espírito de rebanho. Houve um estouro da boiada rumo ao precipício. A saída maciça de dinheiro dessas nações culminou com um grave aumento das falências, do desemprego, da miséria e provocou até mesmo ondas de suicídios.
Os temas de redação da maioria dos vestibulares deverão centrar-se em torno da instabilidade econômica e social que o planeta atravessa. Podemos prever os seguintes temas:
. A fragilidade econômica dos países emergentes
. A única certeza é a incerteza
. Convivendo com a dúvida
. Sobrevivendo às crises
. Buscando esperanças em meio ao sofrimento
. Instabilidade psíquico-social
NÃO DEIXE DE LER TAMBÉM SOBRE:
Atualidades
Olimpiadas
Eleições
Guerras
Saúde no Brasil
Desmatamento da Amazônia
Educação no Brasil
O que pode ter provocado a Crise Ecônomica Mundial...
Alguma relação com a Crise de 29...
Novas tecnologias....
Aquecimento da Terra....

CONCORDÂNCIA VERBAL

Testes de concordância verbal com gabarito comentado

Os exercícios abaixo desenvolvem o conhecimento sobre concordância verbal. Neles, enfatizo o deslocamento do sujeito. prestem atenção, pois a organização da oração pode confundir um pouco. No final, há o gabarito e os comentários sobre as questões. Bons estudos.
1 - Não ................... , pois, no futebol brasileiro, razões para angústias, uma vez que não ..................., no gramado de nossos estádios, talentos incomparáveis.
a) pode existir - falta
b) podem existir - falta
c) podem existirem - faltam
d) podem existir - faltam
e) pode existir - faltam
2 - Para os que estavam bem treinados, ................... alguns minutos, mas aos inexperientes nem três horas ................... para concluir o teste.
a) bastariam - seriam suficientes
b) bastariam - seria suficiente
c) bastaria - seria suficiente
d) bastaria - seriam suficientes
e) bastaria - seriam suficiente
3 - Já ................... hoje os três representantes da Argentina; ................... ainda os participantes que ................... do Uruguai.
a) chegou - restam - vem
b) chegou - resta - vem
c) chegaram - resta - vêm
d) chegaram - restam - vêm
e) chegaram - restam - vem
4 - Assinale a alternativa em que a concordância está correta:
a) Será que existe no Brasil autores tão importantes quanto ele?
b) Sairá amanhã os resultados do concurso.
c) Faltam só três minutos para o meio-dia.
d) Se ele fosse o diretor, não ocorreria tantas desistências.
e) Acho que convém medidas imediatas.
5 - Assinale a alternativa em que a concordância está correta:
a) Acontecem, todos os dias, as mesmas complicações.
b) Geralmente cabe ao homem as primeiras iniciativas.
c) Não constava no edital as datas das provas.
d) Neste jogo vai terminar sobrando muitas cadeiras vazias.
e) Nem sempre ocorre, neste bairro, tantos assaltos como este mês.
6 - (Cesgranrio-RJ) - Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está errada:
a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.
c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.
d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.
e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.
7 - (Univ. Fed. BA) - Toda a verdade dos fatos ........., ainda que ........ as revelações.
a) será apurado - doa.
b) serão apurados - doa.
c) será apurada - doam.
d) será apurado - doa.
e) serão apurada - doam.
8 - (Univ. Fed. BA) - O meio passa a ter sentido graças às necessidades e aspirações do homem. Que valor .......... os bens materiais se não .......... as necessidades do homem e se não .......... aspirações?
a) teria - fosse - existisse
b) teriam - fossem - existisse
c) teriam - fossem - existissem
d) teria - fossem - existissem
e) teriam - fosse - existissem
9 - (UB-MG) - Nas duas margens, .......... relva abundante; contudo, lá onde .......... ervas perigosas, no matagal, é que .......... os bois e os cavalos.
a) crescem - existem - pastavam.
b) cresce - existem - pastavam.
c) cresce - existe - pastava.
d) cresce - existe - pastavam.
e) crescem - existe - pastava.
10 - (UB-MG) - Assinale a alternativa em que a concordância do verbo está ERRADA:
a) Acho que devem bastar duas colheres de açúcar.
b) Vão terminar acontecendo coisas desagradáveis.
c) Eles acham que pode ficar faltando uma dúzia de ingressos.
d) De fatos como esses decorre uma grande sensação de impunidade.
e) Deve ter sobrado uns cinco reais.
Concordância Verbal - O Deslocamento do Sujeito
Resposta - 1
Na 1ª coluna, o verbo EXISTIR (que é pessoal) comanda a locução com o auxiliar poder. O importante, agora, é identificar o sujeito: razões para angústias. Logo, a forma é podem existir. O sujeito do verbo FALTAR, na 2ª coluna, está depois da intercalação. É talentos incomparáveis. Note como, em ambos os casos, entre o verbo e o sujeito proposto foi intercalado um elemento no singular (no futebol brasileiro e no gramado de nossos estádios). Contudo, quem soube identificar o sujeito não teve maiores dificuldades. A resposta é D.
Resposta - 2
Aqui, como na maioria das frases em que aparece, o verbo bastar tem o sujeito à sua direita (alguns minutos). Na segunda oração, o sujeito do verbo ser é três horas. A frase completa ficaria, portanto, "Para os que estavam bem treinados, bastariam alguns minutos, mas aos inexperientes nem três horas seriam suficientes para concluir o teste". A resposta é A.
Resposta - 3
A primeira oração tem o sujeito posposto; sua ordem normal seria "os três representantes da Argentina chegam hoje" . Na segunda, o sujeito de restar vem, como sempre, à direita do verbo (os participantes). Na terceira, o sujeito continua a ser os participantes, representados aqui pelo pronome relativo que. Portanto, os três verbos devem ficar no plural: chegam, restam e vêm (lembre: ele vem, eles vêm). A resposta é D.
Resposta - 4
Nenhum dos verbos acima é impessoal; todos, portanto, têm sujeito, cabendo a nós identificá-lo e fazer a devida concordância. Em (A), o sujeito é autores; a forma verbal correta seria existem. Em (B), o sujeito é os resultados do concurso; a forma verbal correta seria sairão. Em (D), tantas desistências é o sujeito de ocorrer, que deveria ficar no plural. Em (E), medidas imediatas é o sujeito de convir; na 3a. pessoa do plural, a forma é convêm (assim, com circunflexo; convém é a 3a. do singular). A resposta é C (três minutos faltam).
Resposta - 5
Em (B), caber deveria estar no plural, porque o sujeito é as primeiras iniciativas. Em (C), constar deveria estar no plural, porque o sujeito é as datas das provas. Em (D), o sujeito é muitas cadeiras vazias; a locução verbal deveria vir com o auxiliar no plural ("vão terminar sobrando"). Em (E), ocorre deveria vir no plural, porque o sujeito é tantos assaltos. Note a intercalação estratégica (para a banca, é claro), do adjunto adverbial neste bairro. A resposta certa é A ("as mesmas complicações acontecem").
Resposta - 6
Para responder a esta questão, basta colocar todas as frases na ordem direta. Em (A), "diferentes tipos de inseticidas existem". Em (B), "os defensivos agrícolas podem provocar". Em (D), "os efeitos nocivos dos inseticidas persistem". Em (E), "os defensivos possuem elevado grau de toxidade" . A resposta é C , onde se deveria ler "uma legislação mais rigorosa falta aos países subdesenvolvidos".
Resposta - 7
Não esqueça de que os verbos devem concordar com o núcleo do sujeito. No sujeito da primeira oração - toda a verdade dos fatos -, o núcleo é verdade, o que obriga ser a ficar no singular e o particípio de apurar a ficar no feminino (será apurada). Na segunda oração, o sujeito está posposto (as revelações). A resposta é C.
Resposta - 8
O sujeito das três orações está posposto, i.e., vem à direita do verbo, fora de seu lugar habitual: os bens materiais, as necessidades do homem e aspirações. Ter, ser e existir, por conseguinte, devem ficar no plural. A resposta é C.
Resposta - 9
É uma questão ardilosa, em que o leitor apressado pode ser iludido pelo uso de expressões ora no singular, ora no plural. Crescer, por exemplo, está colocado, na frase, entre o plural nas duas margens, estrategicamente colocado no início da frase, e o singular relva abundante (que é o verdadeiro sujeito). O sujeito de existir é ervas perigosas, também posposto. A posição de no matagal pode levar o leitor a não reconhecer que o sujeito de pastar é os bois e os cavalos. A frase completa é "Nas duas margens, cresce relva abundante; contudo, lá onde existem ervas perigosas, no matagal, é que pastavam os bois e os cavalos". A resposta é B.
Resposta - 10
Em todas as frases acima o sujeito é a expressão colocada depois do verbo. Duas colheres de açúcar e coisas desagradáveis estão no plural, e assim também as formas verbais devem bastar e vão terminar acontecendo. Uma dúzia de ingressos e uma grande sensação estão no singular, e assim também as formas verbais pode ficar faltando e decorre. Uns cinco reais é plural, mas dever está aí no singular. A resposta é E.

MATERIAL DE APOIO PARA O PROFESSOR

FERAS EM MARATONA PARA O ENEM-2010!!!!
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE TIMBAÚBA - EREMT
ALUNO(A):_______________________3º ANO ()A()B()C()D()E()F
PROFESSOR: Manoel Joaquim da Silva


A REDAÇÃO NO AULÃO         MATERIAL DO PROFESSOR

Antes de fazer a análise leia com atenção a coletânea de textos de apoio. (Enem 2001)

TEMA: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

1ª possibilidade de texto                 já que, uma vez que, porque: conjunções
                                                                                                                  que indicam causa
     Os modelos de desenvolvimento adotados pelos países mais ricos e impostos aos países mais pobres, em um mundo de economia globalizada, precisam mudar, já que eles têm se mostrado incompatíveis com a necessidade de preservação ambiental.        
                                               Expressão coesiva, que retoma o parágrafo anterior
      Tal afirmação, que à primeira vista talvez pareça excessivamente radical, pode ser comprovada com o fato de que os países do Hemisfério Norte, embora possuam apenas um quinto da população do planeta, detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais, consumindo 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira.
                    Embora, ainda que, mesmo que: conjunções que indicam concessão
                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
       Além disso, outros fatores permitem constatar a gravidade do problema: ... (Levar o aluno a criar o 2º e 3º  
                                                                                                                                             argumentos)
       Expressão coesiva que retoma o parágrafo anterior    
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
      Expressão que retoma o parágrafo anterior
     No Brasil, os famosos versos românticos da Canção de exílio, de Gonçalves Dias ("Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá"), com os quais historicamente nossa flora e nossa fauna foram cantadas em sua pujança e
e beleza, evocam um passado que não existe mais. *Hoje o país se alinha entre os destruidores da natureza, tendo desmatado, em apenas 30 anos, numa área da floresta Amazônica que corresponde ao tamanho da França.
                                                                                             * Conjunção (implícita) indicadora de causa:
                                                                                                porque, já que, uma vez que
                 Expressão coesiva que retoma o parágrafo anterior
      Diante de dados como esses, nacionais, não basta denunciar a grave questão de incompatibilidade entre desenvolvimento e preservação ambiental que nossa civilização vem sofrendo. É preciso sobretudo, pensar em alternativas concretas e viáveis que, embora não possam solucioná-la prontamente, dada a sua complexidade, ao menos permitam vislumbrar possíveis caminho para sua superação.                    Expressão conclusiva
                                                 Embora, ainda que, mesmo que: conjunções que indicam concessão
      Nesse sentido, os ambientalistas vêm apresentando uma série de propostas capazes de diminuir consideravelmente a degradação ambiental do planeta. A substituição dos combustíveis de fontes não-renováveis e poluentes, como o petróleo e o carvão, pelo uso de fontes de energia alternativas como a eólica, a solar, o uso de novos materiais na construção civil, a utilização de pesticidas e fertilizantes naturais na agropecuária são exemplos das muitas ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável do planeta.
                                                  Expressão coesiva que retoma o parágrafo anterior


DETALHANDO AS PARTES DO TEXTO

 INTRODUÇÃO - apresentação do ponto de vista                                                     
Começa em: Os modelos ... Vai até: ... de preservação ambiental.                                                                                                                                                                           

DESENVOLVIMENTO - apresentação dos argumentos
1º argumento: citação de fato-exemplo e de dados estatísticos
Começa em: Tal afirmação ... Vai até: ... de madeira.
2º e 3º argumentos: a serem criados pelo aluno (momento de pensar)
Começa em: Além disso ...
4º argumento: citação e fornecimento de exemplos
Começa em: No Brasil ... Vai até: ... da França.

CONCLUSÃO - reafirmação do ponto de vista - confirmação do ponto de vista por meio da apresentação de alternativas concretas
Começa em: Diante de dados ... Vai até: ... do planeta.
 

2ª possibilidade de texto

     Nos dias atuais, o conflito entre desenvolvimento e preservação ambiental constitui um dos principais problemas do mundo em que vivemos, embora não haja necessariamente incompatibilidade entre essas ideias.
                                                         Embora, ainda que, mesmo que: conjunções que indicam concessão

                 Expressão coesiva que indica a apresentação de argumento oposto
     Se, por um lado, o presidente norte-americano George Busch é capaz de afirmar que seu país, o maior poluidor do mundo está disposto a poluir mais para evitar uma recessão em sua economia, por outro lado, líderes mais sábios, como o Mahatma Gandhi e o chefe Seattle, da tribo Suquamish, sempre defenderam o contrário.
                                                                                Expressão coesiva que relativiza o argumento anterior
                                                                               
     Gandhi sustentava que a Índia pós-independência não deveria imitar o estilo de vida britânico, que para alcançar sua prosperidade usou metade dos recursos do planeta. Um país grande e populoso como o seu exigiria a destruição de muitos planetas inteiros, a fim de alcançar o mesmo patamar de desenvolvimento da Grã-Bretanha.

                                             Expressão coesiva que retoma o parágrafo anterior
      O chefe Seattle, por sua vez, queria fazer ver ao homem branco que a natureza ao homem e que este é apenas um dos seus elementos. O que o homem fizer em prejuízo da natureza, se voltará contra ele.
      
                 Expressão que retoma o parágrafo anterior                                                        
      Tais reflexões mostram que a incompatibilidade entre o desenvolvimento e a preservação ambiental existe quando se adotam certos modelos de desenvolvimento. Os países mais ricos valorizam sobretudo o consumo, a obtenção de lucro e o crescimento econômico a qualquer custo. Assim, acabam esgotando seus recursos naturais e passam a explorá-los em outros pontos do planeta ainda preservados.         
Assim, portanto: conjunção que indica conclusão
Só quando Expressão que indica condição 
                                                                                                                                           
                 Por quais, por que: conjunção indicadora de causa
       Por quais motivos ocorre tal conflito de interesses? O que é possível fazer, para superá-los?

                                                                                           Para, a fim de: conjunção que indica finalidade 

        Expressão conclusiva                          Portanto, logo, assim: conjunções que indicam conclusão
       Por fim, pode-se afirmar que desenvolvimento e preservação ambiental constituem duas necessidades da sociedade humana, igualmente cruciais para a sobrevivência da espécie. É preciso, portanto, compatibilizá-las, utilizando conhecimentos e experiências de sociedades menos comprometidas com a hegemonia econômica do planeta e, talvez por isso, mais conscientes do problema e de soluções que possam amenizá-lo.


DETALHANDO AS PARTES DO TEXTO

INTRODUÇÃO - apresentação do ponto de vista.
DESENVOLVIMENTO - apresentação dos argumentos.
1º argumento: fato-exemplo + citação
2º argumento: relativização do argumento anterior, por comparação + citação + análise do argumento
CONCLUSÃO: reafirmação do ponto de vista - confirmação do ponto de vista.

Observe agora a redação de um aluno  (Enem 2002) Leia os textos de apoio

TEMA: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?


          Desde os primórdios das civilizações humanas, a necessidade de postulação de leis de convivência social tem sido crucial para a coexistência (e sobrevivência) dos diferentes grupos étnicos. A política, então, foi  inventada   com a proposta de se atribuir o direito de expressão a cada membro da sociedade representada por um governante, elegido(eleito) pelo grupo, responsável pela organização das diferentes posições apresentadas pelos membros sociais e pela estruturação e cumprimento das leis consensuais.(Mudar o parágrafo) Surge, então(repetição desnecessária; trocar por "Nesse contexto, surge"), o conceito de democracia(inserir vírgula) cuja função está em atribuir ao povo o controle do poder assumido pelo governante. Em outras palavras, a democracia provê ao cidadão a oportunidade (palavra "engolida" no rascunho) de ação contra a onipotência e o abuso de poder(inserir vírgula) lembrando ao governante de seu papel como representante popular.(Mudar o parágrafo) O direito do voto é uma forma de democracia de extrema importância(inserir vírgula) porque permite ao cidadão escolher seu representante e escolher o governante é escolher o tom de voz que ditará(imprpopriedade vocabular: trocar por "dirá") suas faltas e necessidades; é escolher a imagem nacional que será pintada às demais nações do globo; é escolher o júri que apoiará a justiça(enumeração redundante; a última frase, que é frase de efeito, pode ser suprimida).(mudar de parágrafo Para tanto(substituir, por outra expressão coesiva: logo, portanto etc.), o direito do voto deve ser usado(impropriedade vocabular: trocar por exercido) de forma séria e consciente das transformações sociais a que  tem efeito(expressão indevida: substituir por exemplo, por: que pode provocar). Inserir um elemento de coesão: Enfim, o O voto possui importância social, política e define a noção de humanidade que habita em cada membro social: o voto é um brado àijustiça.(desfecho grandiloquente, próximo do clichê, revelando inconsistência argumentativa; trocar).
ENTENDA A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM
Aluno deve conhecer competências do Enem para fazer boa prova 
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um poderoso instrumento de auto-avaliação - desde que sejam devidamente compreendidas as habilidades e competências por ele definidas como necessárias àqueles que frequentaram a escola por 11 anos ou mais. O Enem permite aos que concluíram ou estão para concluir o ensino médio identificar aquelas competências que já dominam e aquelas que ainda precisam desenvolver melhor.
Assim, o intuito aqui é auxiliá-lo nessa tarefa muitas vezes complicada de entender, mais especificamente, ao que se refere a prova de redação do Enem, a fim de melhorar ainda mais seu desempenho.
 A importância da prova de redação encontra-se no fato de ela corresponder à metade do valor total da média final do exame e de não somente a escola, mas também a sociedade, de modo geral, exigir sujeitos cada vez mais capazes de produzir textos escritos de modo objetivo e coerente.

Situação-problema
O Enem exige que o candidato redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo, cujo tema se relacione a questões sociais, políticas, culturais e/ou científicas, a partir de uma situação-problema. É automaticamente desconsiderada para correção pela banca avaliadora a redação que se afastar do tema proposto ou for de encontro aos direitos humanos e à cidadania. 
São cinco as competências avaliadas na prova de redação, conforme se verifica a seguir. Para você compreender melhor qual o significado dessa matriz de competências, procuramos explicar, de maneira mais clara, cada um dos itens que a compõem. São elas: 
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
Você não precisa escrever como Machado de Assis ou Gilberto Dimenstein! Porém, é necessário demonstrar um conhecimento mínimo de regras básicas de escrita na nossa língua, supostamente aprendidas em 11 anos ou mais de escolaridade. 
Por exemplo, atentar para a pontuação é essencial, pois uma vírgula ou ponto final no lugar errado pode comprometer o sentido do seu texto e dificultar a compreensão por parte do leitor (no caso, o avaliador da banca de correção). Além do sentido, é importante lembrar que o respeito às normas gramáticas, ainda que não seja o requisito mais importante na construção do sentido do texto, demonstra algum grau de conhecimento a respeito da língua e isso pode contar a seu favor.
Aspecto considerado: Adequação ao registro lingüístico exigido pela situação formal de produção escrita, a utilização da norma culta. 
O que evitar: Gírias (palavras e/ou expressões da linguagem oral), imprecisão vocabular, redundâncias (repetições desnecessárias de palavras), ambiguidade (expressões com duplo sentido), clichês (chavões, frases feitas, lugares-comuns); palavras difíceis (colocadas para enfeitar o texto).
O que fazer: Utilizar a linguagem formal com economia e objetividade, explicitar pressupostos e subentendidos; generalizar sujeito e interlocutores, atentar para os recursos coesivos e de articulação entre as partes do texto.
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
A compreensão da proposta de redação já é o primeiro passo para que você possa se sair bem na prova, uma vez que o desenvolvimento do tema apresentado torna-se muito mais tranqüilo e não há o risco de seu texto ser desconsiderado pela banca de correção. Além de disso é preciso lembrar de que se trata de um texto em prosa (ou seja, você não pode escrever um poema), do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa adotar um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar sua opinião de modo claro e coerente. 
Para isso, é essencial valer-se de seu conhecimento de mundo, uma vez que se torna muito mais difícil elaborar um texto sobre algo que você nunca ouviu falar. Daí a importância da leitura de textos diversificados, sobretudo os jornalísticos, para que você tenha o que dizer em sua redação.
Aspecto considerado: Coerência em relação ao tema e ao tipo de texto proposto. 
O que evitar: Extrapolação dos limites do tema (anuncia-se o tema, mas o enunciador não se posiciona); posicionamento referente a uma ideia secundária e não ao tema central; ausência de um planejamento preciso das ideias  a serem exploradas.
O que fazer: Delimitar o ponto de vista, a tese que será defendida no contexto do assunto em discussão.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Não basta apresentar dados e informações ou mesmo expressar sua opinião ou expor argumentos se você não for capaz de selecionar, dentre estes, aqueles que de fato apresentam pertinência com o tema proposto. 
Ademais, além de uma seleção criteriosa de dados, informações e argumentos, é primordial saber organizar as idéias a partir deles e apresentar a sua interpretação para a situação-problema em questão, estabelecendo relações lógicas e coerentes e fazendo a sua leitura da realidade, a fim de demonstrar seu ponto de vista em relação ao tema proposto.
Aspecto considerado: Leitura e utilização dos textos de apoio no desenvolvimento do tema proposto. 
O que evitar: Introdução sem contextualização (as ideias brotam do nada), ou com falsa contextualização (num contexto diferente do proposto pelo tema); desenvolvimento em um único argumento (atribui-se mais importância a um exemplo ou a uma informação do que propriamente à análise de tema proposto); falta ou desperdício de dados; desarticulação dos argumentos; extensas enumerações de constatações óbvias (discurso vazio e prolixo); generalizações sem provas concretas; particularizações sem provas concretas; particularidades indevidas; conclusão com ideias novas que fogem ao tema ou com receitas finais "róseos".
O que fazer: Promover a articulação entre as partes do discurso (introdução, desenvolvimento  e conclusão), bem como entre o ponto de vista e a argumentação; expor argumentação com consistência lógica.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação
Além da seleção adequada dos argumentos, conforme ressaltado no item anterior, faz-se necessário organizá-los no texto de modo lógico e coerente. Para isso, é fundamental utilizar os chamados elementos de coesão textual e/ou os organizadores argumentativos, como, por exemplo, advérbios, locuções adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva.  
É preciso, ainda, saber utilizar um repertório linguístico ou vocabular adequado ao tema e aos objetivos do texto. Isso não significa, em hipótese alguma, valer-se, de maneira desenfreada, de termos e/ou expressões considerados mais rebuscados ou eruditos a fim de impressionar a banca de correção. 
Lembre-se de que os membros dessa banca são professores de português e já estão bastante acostumados às táticas e "truques" dos candidatos. De nada adianta valer-se desse tipo de artifício para impressioná-los. Assim, é fácil perceber que o vocabulário escolhido deve ser simples e direto e atender aos objetivos do texto.
Aspecto considerado: Utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, objetivando a adequada articulação dos argumentos. 
O que evitar: Cópia dos textos de apoio apresentados; utilização de fragmentos desarticulados com o ponto de vista e com os argumentos de defesa; redução, contradição e extrapolação.
O que fazer: Interpretar, escolher, relacionar e organizar os textos a serem utilizados; articular argumentos próprios e alheios da maneira mais clara possível.
5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
Partindo-se de uma proposta de redação que apresenta uma situação-problema, é possível concluir que toda a construção da argumentação deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada. A solução, ou soluções, porém, deve resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento. 
Ademais, embora seja muito difícil que isso ocorra - até porque muitas formas de preconceitos e/ou desrespeito aos valores humanos recebem hoje algum tipo de sanção legal -, é aconselhável cautela diante de seu posicionamento a respeito de determinadas questões consideradas o "tendão de Aquiles" das sociedades contemporâneas. Por exemplo, o preconceito racial, social e/ou religioso, a prática de tortura ou a apologia à violência de qualquer espécie. 
A razão é óbvia: idéias e/ou concepções retrógradas e pouco ortodoxas acerca desses temas vão contra as muitas conquistas, sociais, políticas e culturais sedimentadas depois de décadas ou até mesmo séculos de luta por justiça social e respeito à integridade humana.
Aspecto considerado: Qualidade, adequação, objetividade e pertinência das propostas de solução apontadas no texto para a questão proposta no tema.
Elaboração do texto: Pensar nos elementos estruturais e lingüísticos de maior importância para a dissertação argumentativa: adequação, coerência e coesão + boa leitura e utilização dos textos + qualidade das propostas.

DICAS IMPORTANTES
Leia com atenção todas as instruções.
a) Você encontrará uma situação para fazer sua redação. Leia a situação proposta até o fim.
b) Dê um título para sua redação (observar se o comando pede o título ou se tem o tema-título). Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que você pretende abordar. Escreva o título no lugar apropriado na folha de prova.
c) Não se esqueça de que você deverá fazer um texto dissertativo-argumentativo.
d) Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
e) Se você não seguir as instruções da orientação geral, sua redação será penalizada.



DINÂMICA DA AULA - Situação didática - (04 aulas)


01. DISTRIBUIR O MATERIAL COM OS ALUNOS.
02. PEDIR QUE FAÇAM A LEITURA DA POSSIBILIDADE DE TEXTO 1.
03. DESTACAR OS MACROMARCADORES TEXTUAIS.
04. DISCUTIR A QUALIDADE DO TEXTO.
05.OBSERVAR OS ELEMENTOS COESIVOS E SUAS FINALIDADES.

PROCEDER DA MESMA MANEIRA COM A POSSIBILDADE DE TEXTO 2.

REFERENTE AO TEXTO: O DIREITO DE VOTAR

06. COMENTAR SOBRE O TEXTO PRODUZIDO (QUALIDADES E DEFEITOS).
07. DEIXAR QUE OS ALUNOS FAÇAM A CORREÇÃO DO MESMO.
08. ARTICULAR A CORREÇÃO DE FORMA INTERATIVATIVA (AÇÃO DO PROFESSOR).
O9. DISCUTIR CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ENEM.
10. SUGERIR TEMAS PARA A PRODUÇÃO ESCRITA.


ANOTAÇÕES
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